Residência Jardim / James Design Studio

Residência Jardim / James Design Studio - Mais Imagens+ 15

Pymble, Austrália
  • Arquitetos: James Design Studio; James Design Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  280
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Simon Whitbread
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ARC PANEL, David Trubridge, Fisher & Paykel, GRAPHISOFT, K&K Shopfitters, KWC, Oliveri, Studio Italia Design - Lodes
  • Engenharia: Dambrosio Consulting
  • Paisagismo: Peter Pudge Gardens
  • Construtora: Kearey Construction
  • Arquiteto Responsável: Jonathan James (James Design Studio)
  • Cidade: Pymble
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Simon Whitbread

Descrição enviada pela equipe de projeto. Trata-se do projeto de nova residência nos subúrbios da costa norte de Sidney usando formas vernaculares e empenas simples definidas por materiais diferentes conectados com o meio, enquanto fornece uma estrutura privativa.

O projeto envolve pátios ajardinados que conectam espaços internos envolvendo o exterior. Localizada em uma área suburbana cercada por casas de campo simples do pós-guerra, os arquitetos consideraram muito importante projetar uma casa que fosse contemporânea, mas não se destacasse desagradavelmente entre os seus vizinhos mais tradicionais.

© Simon Whitbread
Planta - térreo
© Simon Whitbread

A forma do projeto nasceu do conceito de criar uma empena simples que deveria ser dividida em duas. Essas duas formas separadas deveriam ser unidas a uma única passarela envidraçada. Da rua, os espectadores poderiam, através desta passagem, vislumbrar as formas mais contemporâneas do projeto. Localizada em um lote longo e estreito, os arquitetos aproveitaram essa oportunidade para favorecer a orientação norte-noroeste. O layout e o impacto da casa no solo nasceram dos princípios do desenho passivo.

© Simon Whitbread

As principais áreas de convivência surgem por meio dessa orientação, com grandes quantidades de vidro convidando o desejável sol de inverno do norte a entrar. Os telhados pendentes cuidadosamente projetados e as janelas do primeiro andar foram criados para bloquear qualquer indesejável sol de verão. Paredes deveriam cercar essas aberturas de vidro e bloquear o sol do leste nos meses de verão. Através destes elementos envidraçados, no térreo, os espaços internos são voltados para o longo deck ao norte com vista para a piscina, proporcionando uma forte conexão ao jardim.

© Simon Whitbread
Diagrama Conceito/Contexto
© Simon Whitbread

Além das considerações de projeto passivas acima mencionadas, painéis fotovoltaicos e depósitos de águas pluviais foram instalados e dimensionados para atender às necessidades diárias do cliente. A paleta textural contrastante do exterior da casa foi fundamental para o sucesso do projeto final. Os três principais acabamentos são tijolo pintado, madeira bruta e vidro. A alvenaria é o reflexo das casas suburbanas circundantes. O acabamento em madeira bruta reflete as empenas altas que predominam, conferindo ao bairro um caráter único e distinto.

© Simon Whitbread

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Jardim / James Design Studio" [Garden House / James Design Studio] 22 Abr 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915492/residencia-jardim-james-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.